27 de mai. de 2009

Afta

Afta (ou estomatite aftosa) é uma ferida na mucosa bucal, é uma ferida considerada limpa, pois não é provocada por microorganismo algum, como bactéria ou fungo. Caracteriza-se como áreas de erosão (com rompimento do tecido epitelial e exposição do tecido conjuntivo) em qualquer local da cavidade bucal. Geralmente ocasiona reação inflamatória de intensidade leve ou moderada associada à dor, por expôr o tecido conjuntivo (e suas terminações nervosas) em contato direto com o meio bucal.

Pouco se conhece sobre a etiopatogenia das aftas. Dados científicos sobre o assunto sugerem que a aftose provavelmente seja uma manifestação comum a diversas doenças, causada por mecanismos distintos, geralmente de natureza imunológica. Geralmente a lesão regride de 1 a 2 semanas (mas pode persistir por um período incerto).

Segundo a crença popular, alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas, preferencialmente em quem já apresenta tendência para o problema. Mas os principais desencadeadores das lesões são o stress e trauma local. Outros fatores também podem causar ou contribuir como: doenças sistêmicas, imunopatias, deficiências nutricionais, alergias, doenças auto-imunes e reações a determinados tipos de medicamentos.

Incidência

Ocorre em 20% a 50% da população mundial. A tendência começa na adolescência e se agrava na faixa dos 30 e 40 anos, fase em que o stress aumenta. Com o avanço da idade a tendência diminui e por vezes, o problema desaparece por completo. Lesões que perdurem por mais de duas semanas devem ser avaliadas por um Estomatologista, que é um médico especialista na área da boca, ou um Médico-Dentista.

Características

As aftas surgem na maioria das vezes em pessoas saudáveis; A afta comum não provoca febre nem mau hálito; Não tem cura definitiva, é um problema que vai e volta; Não é transmissível de uma pessoa para outra; As feridas são limpas, pois não há nelas fungos ou bactérias que desencadearam o problema.

Possíveis causas

A teoria mais aceita é a de que pessoas com afta estão com alguma deficiência no sistema imunológico, que pode ser atribuída, entre outras coisas, a: Predisposição genética; Tensão pré-menstrual; Deficiência nutricional causada, entre outros fatores, por um desequilíbrio alimentar ou até por algum efeito secundário de um medicamento.

Tratamento

Dependendo do indivíduo, o tratamento visa a aliviar os sintomas, prevenir o aparecimento de novas aftas e diminuir a gravidade do surto. O uso de bicarbonato de sódio serve para diminuir a dor, pois destrói as células nervosas responsáveis por ela, porém o bicarbonato também destrói os tecidos saudáveis da mucosa, fazendo com que a afta demore ainda mais a desaparecer.

É recomendado o uso de fermentos láctico (Saccaromyces Boulardii), própolis, pois, segundo relato de várias pessoas que utilizam o método, o problema desaparece em poucos dias, além de aliviar a dor assim que aplicado sobre a lesão. Qualquer produto que contenha bicarbonato de sódio pode ser usado (p.e. sal de frutas).

Anti-inflamatório corticóide é muito usado em bochechos ou em pomadas apropriadas. Há também injeções anti-inflamatórias que são aplicadas sobre a lesão.

Um tratamento muito eficaz é utilizar Syzygium aromaticum, conhecido popularmente como cravo-da-índia. O cravo tem propriedades medicinais, compreendem o tratamento de náuseas, flatulências, indigestão, diarreia, tem propriedades bactericidas e é também usado com anestésico e antisséptico para o alívio de dores de dente.

O óleo de cravos-da-índia pode ser extremamente aliviante quanto há dor e promove a cura da ferida. É um analgésico e um antisséptico natural, usado primeiramente na odontologia para seu eugenol do ingrediente ativo. A aplicação constante fornece o relevo significativo, e o sabor desagradável é compensado pelos benefícios. A aplicação consiste de uma ou duas gotas do óleo de cravo-da-índia em um botão de algodão sendo introduzidas gradualmente na área afetada.

Há também uma nova forma de amenizar a dor de forma imediata, por meio de laser. Este é aplicado em consultórios odontológicos e, apesar de ser uma técnica nova, vem se mostrando muito funcional, pois, além de praticamente sanar a dor, não tem contraindicações.

5 comentários:

  1. eu sofro disso, várias vezes. por causa delas não como abacaxi há muitos, mas muitos anos (acho que a ultima vez eu tinha uns 12 anos, talvez? e sinto taaaanta vontade de comer abacaxi, sabe?) e nem laranja. e não deveria comer goiaba e morango, mas dai a vontade é demais.


    e pq estamos falando desse tipo de coisa em um blog?

    ResponderExcluir
  2. porque eu tô com três na boca e elas tão me incomodando um monte!

    ResponderExcluir
  3. ahm

    eu uso um spray. tipo, não cura, mas é anestésico
    o nome é hexomedine

    fica a dica
    ;)

    ResponderExcluir
  4. eca Metz... bota mulher pelada entao! Nem que seja pra compensar o homem pelado que tu botou antes..

    ResponderExcluir