12 de fev. de 2009

"A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias"
Ayn Rand


não faz muito tempo que descobri os textos de Ayn Rand... Alissa Zinovievna Rosenbaum nasceu no começo de 1905 em São Petersburgo, numa época em que a Rússia não era o melhor lugar do mundo pra se viver... mesmo depois de 1917, quando estoura a Revolução Russa, não deixa de continuar com suas idéias individualistas... defendendo as ideais de livre iniciativa e propriedade privada.

mas não era bem assim... ela não defendia o capitalismo em si. defendia o modo racional de se pensar. defendia a razão.

resumindo: ela era egoísta.

  1. A realidade existe, independentemente da observação do homem, de seus sentimentos, desejos, esperanças ou medos.
  2. A razão é o único meio do homem para perceber a realidade, sua única fonte de conhecimento, seu único guia de ação e seu meio básico de sobrevivência
  3. O homem, cada homem, é um fim em si mesmo e não um meio para o fim de outros homens. Deve existir em função de seus próprios propósitos, não se sacrificando por outros nem sacrificando outros por ele.
  4. A liberdade, num sistema político onde os homens se tratam como negociantes livres, em trocas voluntárias, com mútuo benefício e nunca como vítimas e executores, senhores e escravos.
essas são as idéias básicas do Objetivismo, doutrina política/filosófica criada a partir das idéia de Ayn Rand... ela ensinava:
  • Que o homem deve definir seus valores e decidir suas ações à luz da razão
  • Que o indivíduo tem direito de viver por amor a si próprio, sem se sacrificar pelos outros e sem esperar que os outros se sacrifiquem por ele
  • Que ninguém tem o direito de usar força física para tomar dos outros o que lhes é valioso ou de impor suas idéias sobre os outros
bom... isso é um tipo ''o que estou lendo''... longe de eu querer parecer um 'esperto' ou algo do tipo... mas as idéias dela resumem em grande parte o que eu considero como correto.
vou continuar lendo mais sobre Ayn Rand e o Objetivismo pra um dia fazer um tópico melhor do que esse um com colagens da wikipédia :)

2 comentários: